Tovartex quer despedir 176 trabalhadores
O Bloco de Esquerda teve conhecimento de mais um despedimento coletivo em curso na Tovartex, empresa têxtil situada no concelho de Ovar, pertencente ao grupo alemão Falke.
Esta empresa tem efetuado diversos despedimentos coletivos durante os últimos anos, tendo já realizado um no início do corrente ano. Sabe-se agora que se pretende avançar com um novo despedimento coletivo, desta vez de mais 176 trabalhadoras e trabalhadores.
O mesmo já foi comunicado aos trabalhadores da unidade, assim como a intenção de encerramento total da empresa até ao final do ano. A administração da empresa pretende encerrar a unidade em Ovar e deslocalizar toda a sua produção para a Sérvia, onde tem também uma unidade.
Esta empresa alemã está localizada no concelho de Ovar há décadas, auferindo muitas vezes de benefícios municipais e outros para que ali estivesse implantada. Durante todos estes anos produziram riqueza e lucros à custa das trabalhadoras e trabalhadores do concelho, muitos há mais de 20 anos na empresa.
Para o BE esta empresa, descarta e lança no desemprego centenas de trabalhadores, depois de estes terem sido a razão e a causa da saúde da empresa.
Perante esta situação de iminente deslocalização e de ignóbil tratamento às trabalhadoras desta empresa, o Governo português deve agir imediatamente para impedir o encerramento da empresa e exigir o correto tratamento para com os trabalhadores.
O BE está solidário com trabalhadores Tovartex. O neoliberalismo saqueia e suga os trabalhadores até ao tutano, deixando atrás de si um lastro de desemprego, miséria e destruturação da vida das pessoas. O modelo económico apadrinhado por PSD/CDS e PS é um “cancro” que destrói o presente e rouba o futuro aos cidadãos.
O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares questionou o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social. ler aqui
Anexo | Tamanho |
---|---|
msess_tovartex_ii.pdf | 311.48 KB |